domingo, 21 de março de 2010

Qual o diamante mais caro do mundo?


Um raro diamante azul sem falhas que estabeleceu um recorde como a jóia mais cara de seu tipo que já foi vendida. A jóia, que possui 6,04 quilates e brilha com uma tonalidade azul incomum, é quase tão excitante quanto o seu preço, foi comprada em um leilão da Sotheby's em Hong Kong. Custa surpreendentes 7,98 milhões de dólares norte americamos, ou cerca de 1.32 milhões por quilate.
Ele superou o custo do detentor do recorde anterior conhecido como "The Red Hancock", que custou a bagatela de 926.000 dólares por quilate em 1987.
Os diamantes azuis são raros, mas não são inéditos e o estado espetacular, quase sempre alcança um preço enorme. Apesar desta venda, o mais famoso continua sendo o diamante Hope, um monstro de 45,52 quilates que foi possuído por muitas pessoas, desde o rei Luís XIV da França a uma socialite rica chamada Evalyn Walsh McLean. É a maior pedra preciosa do seu tipo já encontrado, e agora está no Instituto Smithsonian em Washington, DC
O titular do novo recorde de preço não é tão grande assim, mas como ele conseguiu um valor tão elevado? Especialistas dizem que está tudo na qualidade do corte e da "cor azul vívida”, resultado de vestígios de um elemento chamado boro em sua estrutura cristalina. Isso faz valer cerca de 10 vezes mais do que um diamante branco regular.
Então, quem possui essa incrível peça de jóia? Uma empresa chamada Moussaieff Jewellers, em Londres, especializada na aquisição de espécimes raros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...