quarta-feira, 7 de abril de 2010

A moeda mais cara do mundo


A coleção de moeda é um hobby para muitas pessoas, que muitas vezes começam a coletar simplesmente por poupança de moedas que encontraram em circulação. Moedas raras são muitas vezes mais valiosas do que o seu montante impresso. Isso pode levar a uma pessoa curiosa perguntar qual é a moeda mais cara do mundo?
Em 1933, 445.000 moedas de ouro foram cunhadas com o nome de Double Eagle. Neste momento, durante a Grande Depressão, o presidente Franklin Roosevelt assumiu os E.U.A acabando com o padrão-ouro. As pessoas receberam ordens para entregar o ouro e não foram mais cunhadas moedas de ouro que foram retiradas de circulação. Todos os 445.000 Double Eagles foram condenados a serem destruídos. Algumas destas moedas escaparam ao derretimento. Duas foram entregues ao Instituto Smithsonian para o National E.U.A Numismatic Collection. Em 1950, o Serviço Secreto apreendeu mais oito destes Double Eagles de 1933.
A verdadeira história nunca pode ser conhecida e a forma como elas deixaram a casa da moeda, mas um negociante de moeda vendeu pelo menos nove delas e uma delas acabou na coleção do rei Farouk do Eqito. 40 anos mais tarde, a moeda apareceu em Nova York, de posse de um negociante de moeda. O Serviço Secreto quiz resgatar e uma batalha legal começou em tribunal. Durante os vários anos de litígio, a moeda foi armazenada nos cofres do Tesouro no World Trade Center, mas depois o processo foi finalmente resolvido em 2001, a moeda foi transferida e, posteriormente, leiloada em 30 de julho de 2002 por US $ 6,6 milhões, acrescido de um taxa de 15% para um preço total de $ 7.590.000.

Fonte:http://most-expensive.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...